Pular para o conteúdo principal

Perdoar ou se vingar?



Tem pessoas que passam pela nossa vida, que deixam marcas muito grandes, infelizmente as marcas que falo são no sentido negativo, algumas conseguem magoar de uma maneira tão trágica que mexem com a vida de alguém de uma forma extrema e que muitas vezes é difícil se recuperar dos traumas, isso pode acarretar problemas futuros e psicológicos graves.
Uma das primeiras coisas que nos passa a cabeça quando alguém nos magoa muito, é que ficamos tão incrédulos da capacidade do outro em nos ferir, que queremos que essa pessoa sinta o mesmo sentimento que estamos passando, pois não achamos justo, ainda mais quando não merecemos.
E é aí que muitos cometem um erro grave, simplesmente para atingir o outro na mesma proporção e etc... Vale a pena querer magoar quem te magoou? Vale a pena perder sua paz criando planos mirabolantes para uma vingança só para que o outro saiba o que você sentiu?
E eu já respondo: Não, não vale a pena.
Porque querer se igualar a alguém que não teve empatia, nem respeito e nem amor por você e seus sentimentos?
Quem te magoou provavelmente vai rir da sua tentativa de vingança, e isso não vai mudar quem a pessoa é, muito menos o que ela fez.
Você só não pode esquecer de quem você é, de seus princípios, sua verdade, e da sua essência.
Apenas se afaste de quem sempre te magoa, o tempo vai cuidar para que ela pague os maus cometidos, não se preocupe, ele acerta as contas com todo mundo.
Mas tem também outro fator importante além de não se vingar: O perdão, o perdão é uma das coisas mais difíceis de se conceder nesse mundo, não é qualquer pessoa que consegue viver sem rancor, e sem magoa, mas também não é impossível, o perdoar vem com a prática, com o tempo... você não tem que perdoar alguém porque a pessoa merece, esquece isso, você tem que perdoar por você. Vale ressaltar que cada um tem seu tempo para perdoar, então não é porque você perdoou o Joaquim que o João tem que perdoar a Ana, cada um leva seu tempo, mas quando você atinge esse nível da vida em perdoar aqueles que te magoaram, não somente em relacionamentos mas num modo geral, significa que você já chegou num grau de maturidade onde com certeza vai viver mais feliz e mais tranquilo. Se a gente não perdoa isso nos acompanha e nos atormenta durante anos, então tente, tente perdoar, não por ninguém, mas porque você merece paz, você merece uma folha nova em branco pra escrever uma nova história, você merece dormir com a consciência tranquila de que tudo que vai volta e que seu caráter continua intacto e não muda nem por magoa e nem por ódio por ninguém.

Comentários

  1. Uau!!, Amei... Parabéns amiga e realmente o Perdão é complicado, meu ponto critico em brigas :( . Bjs e sucesso!! <3

    https://amigosdecena.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada migo, vdd o perdão é algo complicado, obrigada por ler 😍😘

      Excluir
  2. Assino embaixo.

    Parabéns pela maturidade de seu pensamento. Sei que é difícil ter esse pensamento, essa atitude. Mas esquecer e seguir a vida é a melhor coisa.

    Você menciona um detalhe muito importante que é perdoar a si mesmo. Isso é o mais importante para você ter paz e não tem preço.

    Muito bom.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda: Ninguém muda ninguém

Existe uma falsa esperança em muitos casais, onde alguns se envolvem e já pensam ser capazes de mudar um comportamento, um vicio ou seja lá o que incomode na outra pessoa.  E é aí que muitos pecam, essa história de alguém fazer com que alguém mude, pode existir em histórias nos livros, mas na vida real é bem diferente. Ficar preso a um relacionamento onde o foco é mudar o outro, e um dos piores erros que as pessoas cometem. Nem todo amor do mundo vai fazer com que alguém realmente mude, falo de mudanças de verdade sem recaídas.  Por isso muitas pessoas ficam em relacionamentos envoltos de possessão, falta de respeito... as pessoas têm essa mania de acreditar que com paciência e amor tudo se resolve, mas infelizmente não é bem assim. Quando você conhece alguém da maneira    que é, ou você aceita que ela não vai mudar, ou infelizmente você ficará numa luta diária, onde o maior propósito será em mudar o outro, quando na verdade o maior propósito deveria ser o amor.  Tentar

Lidando com ela

A vida não vem com manual de instruções, e infelizmente é assim. É como se um produto novo não viesse com as devidas informações, você teria muita dificuldade em usa-lo, até que um dia você aprenderia e lidaria facilmente com isso. Na vida é exatamente assim, a gente conhece as pessoas, e as desconhece também, a gente se magoa, e palavras costumam doer mais que uma dor física. Você aprende com o tempo, que quase ninguém é confiável e isso é triste, mas quando encontra pessoas boas, você nem sabe o que pensar, ou como agir, porque é tão raro, tão difícil de se encontrar, não deveria mas é assim que funciona. Você se frusta muito também, e se não souber lidar com isso, e encontrar um escape a gente enlouquece, enlouquece de verdade mesmo, não foi uma metáfora. Mas a vida é um mistério, e é até interessante isso, seria péssimo sabermos exatamente como seria os nossos dias, ou imagina se conhecêssemos todo mundo, isso seria terrivelmente chato. Muitos por ai podem estar vivendo

A gente acha que nunca mais vai amar...

Tive alguns amores da minha vida, sim alguns que tinha uma fé que seria pra sempre. Os términos eram a pior parte, aceitar um fim é uma das coisas mais difíceis pra quem acredita no amor.  Surgem varias dúvidas, você se sente só, mas é necessário seguir adiante. Entre um término e outro entendi, que tive vários homens da minha vida, e que eu era capaz de amar novamente, que as pessoas são únicas, mas não insubstituíveis, a vida nos surpreende e é por isso que ela é incrível. Ela nos permite conhecer pessoas diferentes, e lindas em suas particularidades, mas calma não precisa ter essa ansiedade e pressa, o amor da sua vida pode chegar qualquer dia desses e vir pra ficar.  Nós somos capazes de amar e amar e amar de novo, por mais que alguém tenha deixado uma ferida enorme na gente, o amor sempre é capaz de reconstruir cada pedacinho que foi quebrado. Então qual seria o segredo de não enlouquecer esperando esse tal de amor que realmente dure? O segredo é não esperar, simple