Pular para o conteúdo principal

Eu amo um autista


Impressionante como alguém com TEA (transtorno do espectro autista) muda nosso mundo completamente. 
Lembro quando você tinha alguns meses, e agia como qualquer criança de sua idade, com 11 meses já estava andando, mandando beijo e batendo palminha, a partir de 1 aninho começamos a suspeitar que algo poderia estar errado, você foi regredindo, não olhava mais em nossos olhos, não obedecia a comandos que antes eram acatados e já não comia de tudo.
A preocupação e a procura de uma solução ou um diagnóstico começava a acontecer, aos 2 anos veio então o laudo que você era portadora do espectro autista, foi um baque de início não sabíamos nada sobre isso, o que seria o autismo? Como isso te limitaria a vida? E já respondo que não há limites pra eles, pois nos surpreendem e conseguem aprender e ver o mundo de uma forma incrível, são tão inteligentes quanto qualquer outra pessoa que é ridículo tanto preconceito com quem é especial, falo especial porque diferente todos nós somos, eu sou diferente de você e você é diferente de mim, especial se encaixa melhor pois suas habilidades e percepção com o mundo são únicas e tudo que é único torna-se especial.
O autismo é difícil pois não tem um rosto, cada um é diferente e tem suas particularidades, podendo ser leve, moderado ou severo, e muitas vezes quando se trata de uma criança as pessoas julgam ser birra ou ma criação dos pais, quando na verdade é uma crise, isso é bem complicado pois as pessoas estão mais preocupadas em julgar do que ajudar nesse tipo de situação.
Medicamentos e terapias são essenciais no desenvolvimento, quanto antes a pessoa diagnosticado tiver um acompanhamento mais rápido ela conseguirá viver bem em sociedade. 
Cada dia que passa aprendemos mais e mais com esse universo que nos apresentou, temos que entender que suas necessidades são diferentes, respeitar seu espaço, respeitar suas crises, respeitar sua sensibilidade entre outras coisas.
Hoje em dia temos a sorte de existirem algumas conquistas para autistas, e cada uma delas e inclusão nos deixa tão felizes pois queremos que tenha acesso a uma vida normal, e a todos os seus direitos. Lembro que quando vi pela primeira vez o símbolo do autista no caixa preferencial até me emocionei, isso é só o começo de tudo que você merece ter por direito.
Não posso dizer que é um mundo mágico e um mar de rosas, não é fácil ver quem você ama se debatendo e se agredindo em uma crise, não é fácil não poder conversar com você como qualquer outra criança da sua idade já faria, doi na gente por dentro. 
Mas podemos acompanhar seu desenvolvimento na escolinha, ficamos felizes em saber que você é tão amada e tão cuidada por todos, ficamos felizes que hoje você olha em nossos olhos, nos da beijo e abraço e sorri constantemente quando está feliz, que você consegue cantar algumas musiquinhas do seu jeito e ama dançar.
Você é um anjinho em nossas vidas e veio pra nos ensinar que o amor é paciente, amor é cuidado, amor é dedicação, você tem uma sensibilidade incrível consegue perceber se as pessoas estão tristes, não gosta de ver ninguém sofrendo, sempre intervém quando sente que algo está errado, tão pequena e já tem tanta empatia pelo próximo.
Você é nosso orgulho e nossa princesa pra sempre, obrigada por existir, obrigada por nos ensinar todos os dias que a felicidade está em superar cada obstáculo sendo ele grande ou pequeno e continuar sorrindo e distribuir amor onde passar.
Esse mundo é tão seu quanto nosso, nos te amamos.

OBS: Esse texto foi dedicado a minha sobrinha Kimberly Victoria - 4 anos, com TEA. E a todos que tem alguém que ama muito com espectro autista.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda: Ninguém muda ninguém

Existe uma falsa esperança em muitos casais, onde alguns se envolvem e já pensam ser capazes de mudar um comportamento, um vicio ou seja lá o que incomode na outra pessoa.  E é aí que muitos pecam, essa história de alguém fazer com que alguém mude, pode existir em histórias nos livros, mas na vida real é bem diferente. Ficar preso a um relacionamento onde o foco é mudar o outro, e um dos piores erros que as pessoas cometem. Nem todo amor do mundo vai fazer com que alguém realmente mude, falo de mudanças de verdade sem recaídas.  Por isso muitas pessoas ficam em relacionamentos envoltos de possessão, falta de respeito... as pessoas têm essa mania de acreditar que com paciência e amor tudo se resolve, mas infelizmente não é bem assim. Quando você conhece alguém da maneira    que é, ou você aceita que ela não vai mudar, ou infelizmente você ficará numa luta diária, onde o maior propósito será em mudar o outro, quando na verdade o maior propósito deveria ser o amor.  Tentar

Lidando com ela

A vida não vem com manual de instruções, e infelizmente é assim. É como se um produto novo não viesse com as devidas informações, você teria muita dificuldade em usa-lo, até que um dia você aprenderia e lidaria facilmente com isso. Na vida é exatamente assim, a gente conhece as pessoas, e as desconhece também, a gente se magoa, e palavras costumam doer mais que uma dor física. Você aprende com o tempo, que quase ninguém é confiável e isso é triste, mas quando encontra pessoas boas, você nem sabe o que pensar, ou como agir, porque é tão raro, tão difícil de se encontrar, não deveria mas é assim que funciona. Você se frusta muito também, e se não souber lidar com isso, e encontrar um escape a gente enlouquece, enlouquece de verdade mesmo, não foi uma metáfora. Mas a vida é um mistério, e é até interessante isso, seria péssimo sabermos exatamente como seria os nossos dias, ou imagina se conhecêssemos todo mundo, isso seria terrivelmente chato. Muitos por ai podem estar vivendo

A gente acha que nunca mais vai amar...

Tive alguns amores da minha vida, sim alguns que tinha uma fé que seria pra sempre. Os términos eram a pior parte, aceitar um fim é uma das coisas mais difíceis pra quem acredita no amor.  Surgem varias dúvidas, você se sente só, mas é necessário seguir adiante. Entre um término e outro entendi, que tive vários homens da minha vida, e que eu era capaz de amar novamente, que as pessoas são únicas, mas não insubstituíveis, a vida nos surpreende e é por isso que ela é incrível. Ela nos permite conhecer pessoas diferentes, e lindas em suas particularidades, mas calma não precisa ter essa ansiedade e pressa, o amor da sua vida pode chegar qualquer dia desses e vir pra ficar.  Nós somos capazes de amar e amar e amar de novo, por mais que alguém tenha deixado uma ferida enorme na gente, o amor sempre é capaz de reconstruir cada pedacinho que foi quebrado. Então qual seria o segredo de não enlouquecer esperando esse tal de amor que realmente dure? O segredo é não esperar, simple